DSCF2670.jpg
COMUNIDADE
Setembro 2019
http://www.swissinfo.ch/media/cms/images/null/2010/12/banner_iii_confer_ncia-28970350.jpgA III Conferência “Brasileiros no Mundo” (CBM) foi realizada nos dias 2 e 3 de dezembro de 2010, com presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva na inauguração realizada no Palácio do Itamaraty do Rio de Janeiro marcando o início de uma nova etapa nas relações da comunidade brasileira que vive fora do Brasil e o governo Brasileiro.

Essa foi a primeira conferência após a promulgação do decreto presidencial 7.214, DE 15 DE JUNHO DE 2010, que estabeleceu princípios e diretrizes da política governamental para as comunidades brasileiras no exterior,  instituindo legalmente as Conferências Brasileiros no Mundo - CBM, e validando a criação do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE. Esse decreto consolida as ações que vinham sendo desenvolvidas junto a comunidade brasileira no exterior desde 2006 quando aconteceu a primeira conferência de brasileiros no mundo.

Durante a Conferência foram empossados os 16 brasileiros radicados no exterior eleitos eleitos via internet durante o prazo estipulado pelo ministério das relações exteriores, através do Portal do MRE entre os dias 1-9 de novembro de 2010. A representação será regional, havendo 4 representantes para cada uma das seguintes regiões geográficas: Américas do Sul e Central; América do Norte e Caribe; Europa; Ásia, Oriente Médio, África e Oceania.

Foram eleitos os seguintes candidatos para representar a Região "América do Norte e Caribe": Ester Sanches-Naek - Connecticut; Fausto Mendes da Rocha - Massachussets; Ronney Roger Molinari Oliveira - Flórida;   Pastor Silair (Silair de Almeida) - Flórida. O presidente eleito do Conselho é Carlos Shinoda, representante da comunidade brasileira no Japão

O CRBE substituirá o Conselho Provisório de Representantes (CPR) – criado por ocasião da I Conferência, de julho de 2008, e dissolvido por decisão da Plenária da II Conferência. Ao contrário do CPR, de natureza provisória e função limitada a auxiliar o Ministério das Relações Exteriores (MRE) na organização da II Conferência, o CRBE será permanente, embora de composição periodicamente renovável, e terá objetivos mais amplos.

O CRBE - Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior será um canal de comunicação do Governo brasileiro com sua diáspora e permitirá o acompanhamento das reivindicações feitas desde a I Conferência “Brasileiros no Mundo”.

Detalhes da programação da III CBM foram decididos na reunião entre o MRE e o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE no dia 2 de dezembro. Houveram prestação de contas do governo com relação as demandas da "Ata Consolidada" -  um instrumento de prestação de contas e orientado para a realização de ações concretas,  sessões plenárias temático-geográficas para debates, avaliações e deliberações. O lançamento da "Ata consolidada na III Conferência, tem o objetivo de estabelecar um clima de reunião de trabalho voltada para o encaminhamento das principais demandas.

Luis Inácio Lula da Silva, ainda Presidente da República, abriu em sessão solene os trabalhos do dia 3 de Dezembro, precedido por apresentações do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Em seguida, foram retomados os trabalhos da véspera, seguido por coquetel e apresentação artística de encerramento às 19:00 horas.
©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits