DSCF6972.jpg
COMUNIDADE
Setembro 2019
A Comunidade Católica de NY conta com talentos de profissionais de diversas áreas. Somos especialmente "adoptados" por acadêmicos brasileiros que vem há NYC aprofundar seus estudos ou trabalhar como professores visitantes nas melhores universidades da região.

Foi assim que Gutemberg Guerra chegou até nós, e passou a fazer parte de nossa família. Hoje de volta ao Brasil com sua esposa Gutemberg continua sua carreira acadêmica, publicando trabalhos no meio científico e se dedicando à literatura, sua grande paixão.

Com alegria comunicamos o lançamento do mais novo livro de Gutemberg Guerra - Trem, pela Editora Paka Tatu, em Belém. “Trem” é um poema feito de vagões que encerram vida e morte. Transporta ferro e gente e vai fazer felicidade e tristeza, longe e perto. Cruzando as linhas da ficção e da realidade, “Trem” vem para dialogar com nossas posturas diante do mundo. 

Para saber mais e/ou comprar esse “Trem” que chega, como piracema de memórias a subir as águas para desovar em versos, prosas e alguma ciência que o mesmo autor anda praticando em suas lidas para sobreviver - clique aqui.


Gutemberg Armando Diniz Guerra nasceu em Salvador, Bahia. Formou-se em Engenharia Agronômica em Cruz das Almas (1976) e trabalhou na Emater-BA, na Diocese de Alagoinhas, no Projeto Sertanejo pela Secretaria de Agricultura, em Condeúba e na Companhia de Ação Regional, no Projeto de Desenvolvimento Integrado da Região Nordeste da Bahia. Em Brasília e Belém trabalhou na Embrapa. Fez Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento na UFPA. Em Marabá trabalhou no Centro Agroambiental do Tocantins. Doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, retornou ao Pará, ingressando na UFPA. Trabalhou na Universidade da Amazônia – UNAMA. Pós-doutor pela Columbia University, em Nova York . Faz parte do corpo docente do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da UFPA.

Gutemberg é também autor de "Quilha – em Poesia: 3 autores" e "Eh saudade: crônicas do exílio à sombra da torre" (1998). É cronista do Correio do Tocantins, em Marabá desde 1990.
©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits