DSCF7072.jpg
COMUNIDADE
Setembro 2019
Dilma_Roussef_PTEm 2010 todos os brasileiros vivendo no Brasil e no exterior terão a oportunidade de escolher o (a) próximo (a) Presidente da República. Neta ano poderemos  ter 3 mulheres concorrendo ao cargo executivo mais importante do país. Não perca a oportunidade de participar dessa votação histórica.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, dos 4 milhões de brasileiros vivendo no exterior, apenas 140 mil eleitores são cadastrados apesar do voto ser obrigatório a todo cidadão brasileiro alfabetizado maior de 18 e menor de 70 anos. A maior zona eleitoral fora do pais fica nos Estados Unidos, com 47 Marina-Silva_PVmil eleitores, seguida pelo Paraguai (3 mil eleitores), Portugal (17 mil), Japão (10 mil).  O voto é facultativo aos jovens entre 16 e 18 anos incompletos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

VANTAGENS DE SE TRANSFERIR SEU TITULO DE ELEITOR PARA A REPARTIÇÃO CONSULAR COM JURISDIÇÃO SOBRE O LOCAL DE SUA RESIDÊNCIA

O eleitor que mesmo vivendo fora do país, não transfere seu domicílio eleitoral continua obrigado a votar em TODAS as eleições presidenciais, estaduais e municipais - enquanto aqueles que tranferem seu Ciro_Gomestítulo para o lugar onde vivem apenas precisam votar nas eleições presidenciais, ficando isentos de qualquer justificativa nas eleições municipais/ estatuais.

QUEM NÃO TRANSFERE O TíTULO e NÃO VOTA

Os eleitores que não votarão porque estarão no exterior ( pessoas que estão viajando nos dias de eleições), têm até trinta dias, depois do retorno ao Brasil ou sua zona eleitoral, para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral.



QUEM NÃO TRANSFERE O TíTULO, NÃO VOTA E NEM JUSTIFICA.

Heloisa_Helena_PSOLMesmo estando fora do país, o eleitor que não vota e nem justifica a  ausência pode ter o titulo cancelado. Além disso, fica impedido de solicitar qualquer documento às embaixadas.
O QUE FAZER SE VOCÊ MORA NO EXTERIOR

Se você mora no exterior, deve comparecer pessoalmente à repartição consular brasileira com jurisdição sobre o local de sua residência para :
(a) solicitar o alistamento eleitoral (caso ainda não tenha título de eleitor) ;
(b) pedir a transferência de domicílio eleitoral (caso você já possua título eleitoral emitido no Brasil);

O QUE FAZER SE VOCÊ MORA EM
Cesar_Maia_DNEW YORK

Após o alistamento/transferência, você estará habilitado a votar nas eleições para Presidente da República nas seções eleitorais organizadas pelo Consulado-Geral em Nova York. Você não poderá votar (e não precisará justificar ausência) nas eleições municipais e Jose_Serra_PSDBestaduais brasileiras.

Visite o website do Consulado Brasileiro em NY para maiores informações.




Fontes: TSE e Consulado Brasileiro em NY


©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits