DSCF2683.jpg
CULTURA
Setembro 2019
Sérgio & Odair Assad, violões, na quinta-feira, 18 de novembro, às 20hs.

Formado pelos irmãos paulistas Sérgio Simão Assad (26/12/52) e Odair Simão Assad (24/10/56), de São João da Boa Vista, tornou-se um fenômeno internacional pela qualidade da sonoridade de seus violões. Conhecidos pelo virtuosismo, revitalizaram o universo da composição contemporânea para violão. Começaram a tocar em casa, com o pai, que gostava de choro.

 Em 1969 mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde estudaram violão clássico por sete anos com Monina Tavora, ex-pupila de Andres Segovia. No final da década de 70 começaram a investir na carreira internacional, ganhando o prêmio máximo em Bratislava (Eslováquia). Depois viajaram para os Estados Unidos e a partir de 1983 radicaram-se na Europa.



O Duo Assad chamou a atenção da crítica especializada por sua total sintonia de técnica e interpretação. Por serem irmãos, Sérgio e Odair começaram a tocar na mesma época, tiveram aula com os mesmo professores e aprenderam as mesmas técnicas, resultando em uma interação absoluta entre o som dos dois violões. Tiveram uma carreira de muito sucesso na Europa, participando de festivais em todo o mundo e colecionando prêmios.

Compositores como Astor Piazzolla e Radamés Gnattali compuseram peças especialmente para o duo, que também se apresentou acompanhado por orquestras em vários países. A irmã da dupla, Badi Assad, também é violonista.

Repertório do Concerto: VILLA-LOBOS: Choros n º 5, "Alma brasileira", Villa-Lobos: Choros n. 1 para Violão, Takemitsu: Bad Boy para dois violões, Takemitsu: Equinox para guitarra, ASSAD: Maracaípe para dois violões, Gismonti: Contos de Cordel: Sete Miniaturas para Dois Violões (comissionada pelo 92Y). Discussão pré-concerto, às 19hs, com Benjamin Verdery da Universidade de Yale.

No 92nd Street Y, Lexington Avenue, com 92nd Street, New York City. Para mais informações clique aqui.
©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits