IMG_1449.jpg
CULTURA
Novembro 2019
WomenvoteNo Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, fizeram uma greve de ocupação para reivindicar melhores condições de trabalho. Pediam a redução da carga diária de 16 para 10 horas de trabalho diário, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com grande violência, 130 tecelãs foram trancadas dentro da fábrica e morreram carbonizadas, na fábrica que foi criminosamente incendiada . Em 1910, durante a 1 Conferência Internacional da Mulher em Copenhagem, votou-se que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as tecelãs de NY que morreram na luta pelos direitos de todas nós em 1857.

Somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data


A criação dessa data não tem apenas o intiuto "celebrativo" , mas sim "organizacional" . É no DIa Internacional da Mulher que realizam-se conferências, debates e mobilizações para discutir  e defender os direitos da mulher na sociedade atual.

O Dia Internacional da Mulher quer chamar todos a pensarem pelo menos por 1 dia no ano - COMO TERMINAR COM O PRECONCEITO E A DESVALORIZAÇÃO DA MULHER. Mais de 150 anos depois do massacre das tecelãs em NY, a maioria das mulheres no mundo ainda estão sujeitas a salários inferiores aos homens que ocupam a mesma função, à violência masculina, à jornada excessiva de trabalho, ao assédio sexual e as muitas desvantagens na carreira profissional.

O QUE NÓS CRISTÃOS FAZEMOS PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO ? como podemos fazer que nossas comunidades sejam mais conscientes da importância e valor da mulher na sociedade. Como vivemos o sonho da igualdade entre os sexos dentro da Igreja ?


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER !





©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits