
Duzentos mil imigrantes participaram da MARCH FOR AMERICA, vindo de diversos estados para o National Mall em Washinton,DC no último domingo, 21 de março de 2010. O objetivo foi pedir pela Reforma Imigratória no mesmo dia em que a proposta da Reforma do Sistema de Saúde foi aprovada no Congresso e Senado americano.
Uma coalizão de centenas de organizações entre elas comunidades de fé de NY e NJ, The NY Interfaith Coalition, o National Council of La Raza, Make the Road by Walking, NY Immigration Coalition, informaram e mobilizaram suas comunidades - causando grande impacto político em Washington.
Durante a manifestação Presidente Obama falou à

multidão via video - reafirmando seu compromisso com a reforma imigratória e pedindo apoio para a reforma da saúde. Em 2008 mais de 10 milhões de latinos ajudaram a eleger Obama, milhões marcharam pedindo a reforma imigratória marcando a força política e de mobilização da comunidade latina.
O deputado democrata Luiz Gutierrez - trocou o voto favorável à Reforma do Sistema de Saúde pelo compromisso de Obama se engajar na Reforma Imigratória ainda esse ano. Os Imigrantes não

documentados foram mais uma vez covardemente usado pelos republicanos, para tentar barrar a reforma da saúde - como consequência ela acabará por não beneficiar os mais frágeis da sociedade. Apesar disso grupos imigrantes reconhecem a importância da Reforma para o país e ainda tem esperança de trabalhar em prol dos imigrantes durante o desenvolvimento da legislação.
Nessa marcha histórica a comunidade brasileira participou em diferentes níveis, presente na marcha, enviando mensagens aos representantes pela internet e enviando mensagem de texto ao Congresso via SMS.
"Com a ajuda dos jornais locais, muitas pessoas

nos procuraram para participar desse momento histórico" - diz Ana Lourdes Alvarenga, ativista e membra da Comunidade Católica Brasileira de NY que ajudou a organizar grupos para a marcha. "Acredito que nossa comunidade está começando a acordar para a necessidade da participação política nesse país. Para isso o apoio da nossa mídia comunitária e grupos comunitários foi fundamental, mas falta muito ainda para nos fazermos representar - o trabalho deve contiunuar. Precisamos acreditar e ATUAR para que a reforma imigratória realmente aconteça até o fim do mandato de Obama".