1.jpg
IMIGRAÇÃO
Setembro 2019

 

Continuamos nossa campanha de conscientização e mobilização dos imigrantes brasileiros nos EUA a partir de nossa própria comunidade.

Catolicosny.org é um website que vem trazendo assuntos e temas pertinentes a comunidade católica brasileira imigrante nos EUA desde 2006.  Nosso conteúdo descreve os últimos acontecimentos politicos e sociais que envolvem os posicionamentos do Vaticano, Arquidiocese Brasileira e Americana, bem como a justiça social e o exercício da fé pela ação.

Dia 27 de Agosto celebraremos 10 anos da morte do brasileiro Dom Hélder Câmara, considerado um dos cristãos mais santos do século. O exemplo de Dom Hélder nos inspira particularmente nesse mês a construir um mundo melhor, não calando perante as injustiças.

Ser cristão é estar pronto a ajudar ao próximo e acalentar suas angústias seja através de um abraço, um prato de comida ou através de um abaixo assinado ou manifestação. A fome, a miséria econômica e espiritual, a falta de liberdade religiosa e pessoal e a desigualdade social que empurram o imigrante a buscar melhores condições de vida são problemas globais que tem soluções locais. Sabemos que a legalização dos imigrantes indocumentados nesse país é uma delas, então temos o dever de dedicarmos alguns minutos do nosso dia para construir essa realidade.

A injustiça social e a desigualde entre os homens são construções históricas, que foram ao longo dos anos adquirindo a forma que vemos hoje. Não podemos modificar o passado, mas devemos aprender com ele para melhorar o futuro. Por exemplo, nossa inação coletiva deu ao mundo o segundo termo da administração de Bush que foi extremamente nociva para toda a humanidade nesse começo de século. Milhões de pessoas morreram, foram torturaras, afastadas de suas famílias, tiveram seus lare destruidos dentro e fora dos EUA.

Não apertamos o gatilho, mas deixamos que ele o fizesse - fomos coniventes com as atrocidades que aquela administração perpetrou. Nos arrependemos, e muitos de nós reagimos nas ultimas eleições, mas nosso arrependimento somente não irá reparar o estrago que foi feito ou melhorar a vida de ninguém.

SOMENTE A AÇÃO HUMANA PODE RECRIAR REALIDADES

A aprovação do Dream Act e da Reforma Compreensiva de Imigração (CIR) aliviará o sofrimento diário de milhões de pessoas não apenas no território americano mas em todo mundo. A CIR Facilitará a reunião familiar, tão cara aos princípios cristãos, de imigrantes muitas vezes arrimos de família que há anos vivem afastados de seus pais, esposas e filhos. A falta de documentos legais para trabalhar e estudar nesse país impede o pleno desenvolvimento desses seres humanos especiais que venceram o conformismo e resolveram desafiaram as amarras de seus estratos socias para buscar paz, liberdade, respostas e uma vida melhor através do trabalho suado, na maioria das vezes subpago em pais estrangeiro.

Jesus foi em sua condição humana um refugiado e imigrante, que  sofreu os mesmos preconceitos e dores que até hoje a maioria da humanidade sofre.  Ainda hoje estão abertas as chagas  de Cristo. Cabe a nós cristãos, inspirados no Exemplo de Cristo e seus apóstolos cicatrizá-las. O que estamos fazendo com o tempo que nos foi dado? Na doença ou na saúde, na tristeza ou alegria, na legalidade ou ilegalidade, na riqueza ou na pobreza, na liberdade ou no confinamento - o tempo é a única coisa que nos iguala.

Não deixe que as coisas temporais retirem de você a possibilidade de semear ações construtivas. Dedique 15 minutos do seu dia para assinar petições on-line, repassar emails de interesse e ação social aos seus amigos e familiares, participe do processo democrático. Vista a camisa do imigrante que você é, querendo admitir ou não e independentemente da sua classe social.

Juntos  e inspirados pelo espirito santo, motivados pelo exemplo de Jesus temos o poder de aliviar o medo e insegurança de milhões de pessoas que diáriamente cruzam fronteiras territoriais do medo, seja de avião, jato particular, carro, barco ou através das mãos dos coiotes. Independente de sua classe social estamos todos no mesmo barco - somos todos estrangeiros. 

Os links abaixo te darão a oportunidade de fazer uma boa ação hoje. Alguns "cliques" que tornarão o mundo melhor. 

1) APOIE O DREAM ACT

2) APOIE A REFORMA IMIGRATÓRIA

3) APOIE ORGANIZAÇÕES QUE LUTAM PELOS DIREITOS CIVIS DE TODAS AS PESSOAS NOS ESTADOS UNIDOS

©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits