IMG_6423.jpg
IMIGRAÇÃO
Setembro 2019
Sempre atentos as mudanças migratórias que há muitos anos compõem a história de Nova Iorque e região, o respeitado jornal americano NY Times acabou de publicar uma longa matéria que menciona diversos fatores que estão levando imigrantes brasileiros a empacotarem as malas e retornarem ao Brasil.

De acordo com o jornal, o 'culprit' dessa migração ao reverso tem sido o aumento do medo de deportação, a crise economica americana, a incapacidade de renovação da carteira de motorista, a perda da vantagem cambial do dolar com relação ao real, a melhoria da economia brasileira e as saudades dos parentes cada vez mais idosos que fazem com que o imigrante brasileiro repense a "vantagem" de continuar a viver nos EUA.

NY Times cita o exemplo da familia Borges que depois de 12 anos esperando regularizar sua vida nesse país, desistiu de viver na ilegalidade, e retornou hoje ao Brasil levando consigo seus dois filhos americanos e relutantemente deixando o filho mais velho o qual se recusa a abandonar sua vida na America. Motivados pelo promissor "etanol" e a alardeada economia estabilizada brasileira, eles deixam para trás muitas conquistas como o desenvolvimento escolar dos filhos, uma casa, seus próprios negócios testemunhando seu amor pela comunidade onde vivem e dizendo que nunca deixariam os Estados Unidos se tivessem tido sua situação migratória regularizada.

Para ler mais CLICK AQUI
©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits