DSCF4661.jpg
SCALABRINIANOS
Setembro 2019
A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo. A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril. Igreja Católica Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico.

A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia. Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.



Celebração da Paixão do Senhor

No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica.

A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:
* entrada em silêncio do presidente e dos ministros, que se prostram em adoração diante do altar.
* oração colecta.
* Liturgia da Palavra: leitura do livro de Isaías (quarto cântico do servo de Javé, Is 52,13-53,12), salmo 31 (30), leitura da Epístola aos Hebreus (Hebr 4, 14-16; 5, 7-9), aclamação ao Evangelho e leitura do Evangelho da Paixão segundo João (Jo 18,1-19,42, geralmente em forma dialogada).
* Homilia e silêncio de reflexão.
* Oração Universal, mais longa e solene do que a da missa, seguindo o esquema intenção – silêncio – oração do presidente.
* Adoração da Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e adorada ao som de cânticos.
* Pai Nosso Comunhão dos fiéis presentes.
* Toma-se pão consagrado no dia anterior, Quinta-Feira Santa.
* Oração depois da comunhão.
* Oração sobre o povo.

Obs: Em muitas cidades históricas, como Paraty, Ouro Preto, Pirenópolis, Jaraguá - GO, Rio Tinto (Gondomar) e São Mateus, a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto, em que são cantados motetos em latim. Toda a liturgia católica deste dia está em função de Cristo crucificado.

Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade. A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.

A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo crucificado.

O facto de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal. Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas. Sinais de penitência A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo.

Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer. Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.

Última Ceia


Nos evangelhos, a Última Ceia (também chamada de "Ceia do Senhor" ou "Ceia Mística") foi a última refeição compartilhada por Jesus com os doze apóstolos antes de Sua morte e ressurreição.

A Última Ceia tem sido objeto de várias pinturas, sendo a mais famosa o afresco de Leonardo da Vinci em Milão, pintada em 1498. Durante a Última Ceia, e em referência específica ao tomar o pão e o vinho, Jesus teria dito aos seus discípulos, "Façam isso em memória de mim", (1 Coríntios 11:23–26).

Outros eventos e diálogos foram gravados nos Evangelhos Sinóticos e no de São João. Todas as igrejas cristãs interpretam o descrito como a instituição da Eucaristia. O vaso que era usado para servir o vinho ficou conhecido também como o "Cálice Sagrado", e tem sido um dos supostos objetos da literatura do "Santo Graal" na mitologia cristã. A Última Ceia ocorreu na véspera da morte de Jesus.

O Novo Testamento narra que Jesus pegou no pão em suas mãos, deu graças e disse aos Seus discípulos: "Este é o meu corpo que será entregue a vós". Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele pegou o cálice em suas mãos, levantou ao alto e disse aos seus discípulos: "este é o meu sangue, o sangue da vida que será derramado por vós."

O Apóstolo Paulo foi o primeiro a mencionar sobre a Última Ceia. Ele escreveu: Por que recebi do Senhor o que eu também vos ensinei: O Senhor Jesus, na noite que foi traído, tomou o pão e, quando ele tinha dado graças, ele o partiu e disse: "Este é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim ". Da mesma forma, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: "Esta é o cálice da Nova Aliança no meu sangue; fazei isto, sempre que bebê-lo, em memória de mim".

Sempre que você comer este pão e beber este cálice, você vai estar anunciando a morte do Senhor até que ele venha. (1 Corintios 11:23-26) Paulo afirma que aprendeu a cerimônia diretamente do Senhor, isto é, por revelação.

Localização

Segundo a tradição, a Última Ceia teve lugar no que é chamado hoje em dia de Sala da Última Ceia no Monte Sião, fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém, e é tradicionalmente conhecido como "O quarto de cima". Esta baseia-se no conto dos evangelhos sinóticos que afirmam que Jesus tinha instruído um par de discípulos (na Bíblia são: Pedro e João) para ir à cidade a fim de encontrar um homem transportando um jarro de água, que os levaria para uma casa, onde eles perguntariam sobre o quarto onde o mestre receberia seus convidados.(Lucas 22:7:13).

Esta sala é especificada como sendo o quarto de cima, onde eles celebraram a Páscoa. Não é especificado o nome desta cidade, podendo se referir a um dos subúrbios de Jerusalém, como Betânia, o local tradicional não se baseia em nada mais específico na Bíblia, e pode facilmente estar errado.

De acordo com a arqueologia, havia uma grande comunidade Essênia e esses pontos fizeram com que vários estudiosos suspeitem de uma ligação entre Jesus e esse grupo (Kilgallen 265). A Igreja de São Marcos Síria Ortodoxa de Jerusalém é outro local possível para a localização do cômodo da Última Ceia, contendo inscrições em uma pedra com dizeres cristãos atestando a referência ao ponto.

Certamente a sala é mais antiga do que o Cenaculum (cruzado - século XII) e, como agora o quarto está subterrâneo a altitude relativa é correta (no primeiro século as ruas de Jerusalém foram, pelo menos, doze pés (3.6 metros) inferiores aos de hoje, de forma que qualquer construção desta época teria os andares superiores atualmente sob a terra). Eles também têm um venerado Ícone da Virgem Maria, sendo reputada a pintura ainda em vida por a São Lucas.

O pão e o vinho
No decurso da Última Ceia, de acordo com as epístolas paulinas e os evangelhos sinóticos (menos o Evangelho de João), Jesus divide o pão, faz uma oração, e pegando um pedaço diz "este é o meu corpo". Ele então toma uma taça de vinho, (conhecido como o Santo Graal), oferece uma outra oração, dizendo "este é o meu sangue da eterna 'aliança', que é derramado por vós".

Por último, de acordo com Paulo e Lucas, ele diz aos discípulos "fazei isto em memória de mim". Estas palavras significam o ponto principal da última refeição. Jesus quer que os discípulos lembrem-se dele e de seu caminho, mesmo em caso de morte, porque ele sabe que eles serão novamente reunidos no reino de Deus. Durante as refeições da Páscoa judaica, o vinho era normalmente consumido durante o consumo de pão, mas aqui isso ocorre depois.

Isso pode indicar que o evento não foi o jantar oficial do Pessach, e, conseqüentemente, mais de acordo com a cronologia de João (Brown et al. 626), embora a refeição poderia facilmente ter sido alterada durante a Última Ceia para propósitos simbólicos/religiosos, ou simplesmente porque o escritores dos Evangelhos não tinham completo conhecimento da prática judaica, como sugerido por suas cronologias. Se seguirmos a epístola aos Coríntios ou os Evangelhos sinóticos, parece que o copo de vinho, o que é dito para ser bebido "depois de ter comido", refere-se ou à terceira taça do Pessach Seder, que é realizada durante a graça após as refeições, ou o quarto, sobre a qual o Hallel é recitado.

Este instituto foi considerada pelos cristãos de diferentes denominações como a primeira Eucaristia ou Comunhão santa. Jesus "comportamento pode ser derivada de uma passagem no Livro de Isaías, onde (Isaías 53:12) refere-se a um sacrifício que o sangue Moisés é descrita em Êxodo como tendo feito, a fim de selar um pacto com Deus (Êxodo 24:8). Estudiosos muitas vezes interpretar a descrição de Jesus "comportamento como ele pedindo a seus discípulos consideram-se parte de um sacrifício, onde Jesus está a sofrer fisicamente devido a uma mesma (Brown et al. 626).

A traição De acordo com os Evangelhos canônicos, durante a refeição, Jesus revelou que um dos seus Apóstolos iria traí-lo e que seria Judas. Apesar das afirmações de cada apóstolo dizendo que não seria um deles, Jesus é descrito reiterando que seria uma das pessoas que estavam presentes, e prolonga-se a dizer "Ai do que trair o Filho do homem! Seria melhor para ele se não tivesse sido nascido" (Marcos 14:20-21). Só no Evangelho de Mateus (Mateus 26:23-26:25), e no Evangelho de João (João 13:26-13:27) Judas Iscariotes é especificamente apontado.

 Este é o momento retratado na pintura de Leonardo da Vinci "A Última Ceia". A negação Bem como a previsão de traição, os quatro evangelhos canônicos conta que Jesus sabia que os Apóstolos (discípulos) iriam fugir. Simão Pedro afirmou que não iria abandonar Jesus, mesmo que os outros o fizessem, mas Jesus disse que Pedro o negaria três vezes antes do galo cantar.

Foi descrito que Pedro continuou a negar isso, afirmando que continuaria, mesmo que isso significasse sua morte, e os outros apóstolos afirmaram o mesmo de si próprios. Sermão Após a refeição, de acordo com João, Jesus deu um sermão prolongado a seus discípulos (João 14-16 KJV)). Este sermão é por vezes referido como o discurso final de Jesus, e historicamente tem sido considerado como uma fonte de doutrina Cristã, sobretudo sobre a questão da cristologia.

Entre os Evangelhos canônicos, o de João é o mais incomum na complexidade da sua cristologia (o que levou a perguntas sobre a sua autenticidade), e esse sermão retrata um dos mais complexas descrições cristológicas de João. Embora aparentemente endereçado por Jesus aos seus discípulos, alguns estudiosos afirmam que o capítulo foi escrito com eventos relativos a igreja moderna, especialmente a do 2º século. Jesus é apresentado como explicando a relação entre ele próprio e seus seguidores, e que buscando amoldar esta relação da mesma forma que o seu próprio relacionamento com Deus.

O capítulo introduz uma prolongada metáfora sobre Jesus como a videira verdadeira. Deus é descrito como o lavrador, e disse a seus discípulos que estes são como varas, que devem "permanecer" nele assim "darão muitos frutos". Os discípulos são avisados de que os ramos estéreis são podados pelo lavrador. Esta imagem tem sido influente na arte e iconografia cristã.

Os discípulos se lembraram do amor de Deus por Jesus, e de Jesus para seus discípulos (especialmente o discípulo amado), e então são instruídos no sentido de amar uns aos outros da mesma maneira. Ele fala sobre o maior amor de todos como sendo o de morrer pelos próprios amigos, e esta passagem tem sido desde então largamente utilizada para afirmar o sacrifício de mártires e soldados em guerra, e, portanto, é muitas vezes visto em memoriais de guerras e sepulturas.

O sermão continua quando Jesus fala em enviar um outro "paracletus" (grego: άλλο Παράκλητον), um "Espírito da Verdade", que irá testificar sobre Jesus (João 14:16). Paracletus significa consolador, conselheiro, ou defensor, e é tradicionalmente entendida como referindo-se a Espírito Santo. Quando a definição dogmática da Trindade se tornou necessária no 3º século, a passagem se tornou fundamental para os argumentos acerca do papel do Espírito Santo.

Argumentos sobre a Cláusula filioque, que em parte causou o Grande Cisma do Oriente entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa Oriental, centrado em torno deste versículo. Em alguns setores do início do movimento cristão o paracleto foi considerado mais uma figura humana, e, no 2º século, Montanus alegou que ele próprio era paracletus que tinha sido prometido.

A instituição da Eucaristia na Última Ceia é lembrada pelos católicos romanos como um dos mistérios do Rosário, e pela maioria dos cristãos como a "inauguração da Nova Aliança", mencionado pelo profeta Jeremias, cumprida na última ceia, quando Jesus disse:"Tomai e comei, este [pão] é o meu corpo, que é partido por vós. Tomou o cálice e disse: Bebei este [vinho] é o meu sangue que é derramado por muitos para a remissão dos pecados".

Outros grupos cristãos consideram o pão e o vinho como recordação ou uma forma nova para a cerimônia do Pessach, tal como Jesus Cristo se tornou "a nossa Páscoa, sacrificado por nós" (I Coríntios 5:7). O partilhar da comunhão na Páscoa é agora o sinal da Nova Aliança, quando devidamente compreendido pelo fiel que a pratica. Estas refeições evoluiram em um culto mais formais se tornando codificados como a Eucaristia na Igreja Católica, bem como a Liturgia Divina na Igreja Ortodoxa.

Ao longo destas liturgias, católicos e ortodoxos orientais celebram o Sacramento da Eucaristia. O nome Eucaristia é a partir da palavra grega que significa eucharistia, em português gratidão. Cada divisão principal do cristianismo tem formado uma teologia diferente sobre o exato significado e finalidade da lembrança desta cerimônia, mas a maioria deles contêm semelhanças.

No início do Cristianismo realizava-se uma refeição ritual conhecida como a "festa ágape" [1] Estas festas do amor tinham aparentemente uma refeição completa, com cada participante trazendo os seus próprios alimentos, e com a refeição sendo comida em uma sala comum. Eles só não festejavam no domingo porque que ficou conhecido como o Dia do Senhor, para recordar a ressurreição, a aparição de Cristo aos discípulos na estrada de Emaús, o aparecimento de Thomas e do Pentecostes, que teve lugar em todos os domingos após a Paixão.

Judas e o apóstolo Paulo se referem a isto como "a festa do amor", por meio de advertência. Após a refeição, como na Última Ceia, o apóstolo, bispo ou padre reza utilizando as palavras da instituição da ceia ao longo do pão e do vinho que é partilhada por todos os fiéis presentes.

Depois, na metade do primeiro século, especialmente após o martírio de Pedro e Paulo, a partir de passagens dos escritos dos apóstolos eram lidas e pregadas antes da bênção do pão e do vinho ter lugar. Alguns ecos da "refeição ágape" podem permanecer em reuniões, ou jantares realizados em algumas igrejas. No Igreja Ortodoxa Oriental, a Última Ceia é referida como a Ceia mística, porque é a instituição dos mistérios sagrados (Sacramento) do Corpo e do Sangue de Cristo.

A cena é muitas vezes descrita acima das Portas Reais em igrejas ortodoxas, porque é ali que os fiéis recebem a Comunhão Santa. O nome indica a crença ortodoxa que a instituição é mais do que uma simples "refeição memorial", mas na verdade na mística união dos fiéis com Deus. Muitos cristãos falam da instituição da Eucaristia como a "inauguração da Nova Aliança", mencionada pelo profeta Jeremias, e acreditam que esta profecia foi cumprida na Última Ceia quando Jesus disse: "Tomai, comei; este [pão] é o meu corpo que é partido por vós.

Tomou o cálice e disse: este [vinho] é o meu sangue, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados". Outros grupos cristãos consideram o pão e o vinho como uma nova cerimônia da Páscoa, tal como Jesus Cristo se tornou "a nossa Páscoa, sacrificado por nós" (1 Corintios 5:7). Partilhar a comunhão da Páscoa é considerado o sinal da Nova Aliança, quando devidamente compreendido pelo fiel que pratica. Em outra variação do nome da cerimônia é chamada de "A Ceia do Senhor".

Este nome é freqüentemente utilizado pelas igrejas de tradições minimalista, como aquelas fortemente influenciadas pela Zwingli. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias comumente refere-se à cerimônia como O Sacramento.

Nas suas cerimônias, as igrejas LDS tipicamente substituem a água pelo vinho usado por Jesus na Última Ceia. Na arte A Ultima Ceia ou Santa Ceia foi representada em muitas pinturas por artistas como Leonardo da Vinci, Andrea del Castagno, Tintoretto, Rubens, El Greco, Joos van Cleve, Jacopo Bassano, Dieric Bouts, Fra Angelico, William Blake, Edward Burne-Jones, Andrea del Sarto, Duccio di Buoninsegna, Domenico Ghirlandaio, Giotto di Bondone, Salvador Dali, Albrecht Dürer, Franciabigio, Hans Holbein, Francisco Henriques, Joos van Wassenhove, Pietro Lorenzetti, Jörg Ratgeb, Tilman Riemenschneider, Cosimo Rosselli, Rafael, Raffaello Sanzio, Sassetta, Jaume Serra, Luca Signorelli, Tintoretto, Ticiano, Joos van Wassenhove, Simon Vouet, Benjamin West e muitos outros.

Pesquisadores da Universidade Cornell, sob o comando de Brian e Craig Wansink, analisaram, por meio de Computador, 52 dentre as muitas representações da Santa Ceia em pinturas feitas desde o século XI até o século XX.

Ali avaliaram a quantidade de alimentos representada nas diversas épocas e concluíram que como o passar do tempo, por exemplo, o pão cresceu em 23%, os pratos principais em 69% e o tamanho das vasilhas em 65%. Assim, nos últimos mil anos a visão da quantidade de comida às mesas foi mudando conforme a realidade da época em que a obra foi pintada. Nesse período foi sempre crescente a produção de alimentos e o acesso aos mesmo.

Fonte: Wikipedia - enciclopédia livre 
©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits