catolicos-header2.jpg
SCALABRINIANOS
Outubro 2019

Inspirados na "Campanha para a Evangelização", desenvolvida pela CNBB (Conferencia Nacional de Bispos do Brasil) com o objetivo de despertar a co-responsabilidade dos católicos na obra evangelizadora e no patrocínio das atividades pastorais da Igreja nas regiões mais pobres do Brasil. - a Comunidade Católica de NY há 8 anos vem realizando o GESTO CONCRETO, enviando recursos adquiridos nos eventos realizados pela comunidade e doados pelos paroquianos para orfanatos e igrejas pobres do Brasil.

O exercício do "Gesto Concreto" transforma a mentalidade individualista e a visão subjetiva da religião por uma atitude solidária, voltada para o bem comum; propõe a vivência adulta da fé, testemunhada em atitudes e ações coerentes de conversão pessoal permanente e de transformação social segundo as exigências evangélicas.

Em 2015, a Comunidade Católica de NY estará enviando para o Haiti, através das organizações scalabrinianas "sandálias que crescem com os pés", para as crianças haitianas que até hoje vivem com suas famílias em estado de miséria. Para entender a importância emergencial do GESTO CONCRETO desse ano, aprenda mais sobre a preocupante dinamica social e politica do Haiti (o pais mais pobre do mundo ocidental!) que lock millions of people in misery and without any choices - assista os videos abaixo. 

LUCRANDO COM DESASTRES

 

 

ETHINICAL CLEANSING - DEPORTING HAITIANS FROM DR

 

HAITI "GOLD RUSH" - WHO WILL PROFIT?

De acordo com o site do SIMN - Scalabrinian International Migration Network (cujo diretor executivo é o nosso padre Leonir Mario Chiarello , assistido pelo Padre Mário Jose Zambiasi) os Scalabrinianos chegaram no Haiti em 2000, intensificando suas ações depois do grande terremoto de 2010 para apoiar as vítimas da catástrofe.

Atualmente, os Scalabrinianos estão construindo  em Croix-des-Bouquets, um Centro Médico(que recebe mais de 350 pacientes por dia), uma Casa de Formação,  habitações populares, um Centro para a Juventude (que promove programas de criação de emprego); uma Escola Primária para 900 crianças de Croix-des-Bouquets e Camp Corail;  e uma Paróquia com espaço multifuncional em Camp Corail. Para saber mais sobre os trabalhos do SIMN - Scalabrinian International Migration Network (Rede Scalabriniana de Migração Internacional), visite o website do SIMN.

Para participar, doando as sandálias ou algum outro tipo de ajuda, por favor procure o Padre Mário depois da missa, ou ainda o Fábio, Ana Lourdes ou Eliana.

SOBRE A CAMPANHA DO GESTO CONCRETO NO BRASIL

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou a sua 35ª Assembléia Geral, no ano de 1997, em Itaicí, São Paulo. Nesta Assembléia aprovou a realização da Campanha para a Evangelização em âmbito nacional. Esta campanha deve acontecer conforme os modelos da Ação Adveniat, Misereor, Kirche in Not (Alemanha); CAFOD (Inglaterra), e Mãos Estendidas (Espanha) que angariam recursos não só para a evangelização dos seus próprios países, mas também para auxiliar projetos evangelizadores nos países mais pobres, entre os quais o Brasil. A Campanha para a Evangelização teve início em 1998 e realiza-se no tempo litúrgico do Advento.

 

©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits