IMG_8115.jpg
SCALABRINIANOS
Setembro 2019
Quem Foi Bispo Oscar Romero

O Arcebispo Católico Oscar Romero, conhecido como Monsenhor 220px-Mural_Oscar_Romero_UESRomero nasceu em San Miguel em San Salvador no dia 15 de agosto de 1917.  Foi um sacerdote católico salvadorenho, quarto arcebispo metropoliano de San Salvador (1977-1980), assassinado nos anos 80 com o apoio dos EUA. No dia último 24 de março relembramos 31 anos de seu assassinato.

Escolhido como arcebispo de San Salvador em 1977, por seu conservadorismo, Bispo Romero acabou por surpreender muitos quando começou a denunciar, em suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos e manifestar publicamente solidaridade às vítimas da violência política na Guerra Civil de El Salvador.

Sua coragem frente aos perigos de seu tempo e a engajada militância no movimento da não-violência o levou a ser comparado a Martin Luther King Jr e Gandhi. Dentro da Igreja Católica, defendia a "opção preferencial pelos pobres".

Durante sua última homilia em 11 de novembro de 1977, um pouco antes de ser assassinado e perante uma igreja lotada, o Monsenhor Romero afirmou: "a missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação."





Um atirador de elite do exército salvadorenho, treinado nas Escola das Américas, tirou a vida de Óscar Romero enquanto este celebrava uma missa, no dia 24 de março 1980.

Seu assassinato provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador. Bispo Romero foi declarado servo de Deus pelo Papa João Paulo II.

Nessa visita, apesar de um discurso "conciliatório" Obama evitou perguntas que questionaram as ações do governo americano no apoio de ditaduras sangrentas na América Latina e causou revolta quando negou-se a pedir perdão pelo apoio dos Estados Unidos ao assassinato do arcebispo Oscar Romero.

©2007-2019 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits